Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Nacional da Saúde Comemoração do Dia Nacional da saúde

Esta data é comemorada anualmente no Brasil no dia 5 de agosto, em homenagem ao médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido no mesmo dia no ano de 1872 em São Luiz do Paraitinga - São Paulo. Oswaldo Cruz se graduou na Faculdade de Medicina do Rio Janeiro em 1892 e foi um personagem muito importante na história do combate à pandemia da peste bubônica, febre amarela e varíola no Brasil na década de 1900. Além disso,  foi o fundador do Instituto Soroterápico Federal, hoje conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A data foi inserida oficialmente no calendário brasileiro através da Lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. Além de ter o objetivo de homenagear e relembrar a vida e trabalho de Oswaldo Cruz, também é usada para conscientizar a população brasileira sobre a importância da educação sanitária e dos cuidados diários com a saúde, visando a qualidade de vida da população.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Por isso, para garantir a saúde plena, é necessário que haja uma rotina saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e valorização de atividades que contribuam com a saúde mental.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech