Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

O Grupo Trino investe e valoriza as diferenças

O dia 28 de junho é marcado no calendário como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Esse dia não é apenas para comemorar, mas para relembrar as lutas da comunidade, com destaque para a Revolta de Stonewall, que aconteceu nesta mesma data em 1969.

Na década de 1960, na maioria dos estados americanos, ainda era crime manter relações entre duas pessoas do mesmo sexo - inclusive em Nova York, onde fica localizado o bar Stonewall Inn, onde aconteceu o levante. Na madrugada do dia 28 de junho, a polícia nova iorquina realizou uma batida no bar frequentado, em sua maioria, por pessoas marginalizadas, incluindo homossexuais, drag queens e travestis.

Usando de muita violência, os policiais prenderam os donos dos bares - que não tinham licença para vender álcool - e qualquer pessoa que não estivesse vestindo ao menos três peças consideradas adequadas ao seu gênero. A cena revoltou outros frequentadores do bar e a multidão que estava nas redondezas, que logo começou a atirar moedas, garrafas e pedras nos policiais.

A Revolta de Stonewall foi o levante mais violento, mas também foi o marco mais importante na luta pelos direitos LGBTQIA+. Os motins e protestos se prolongaram da madrugada do dia 28 até o dia 3 de julho daquele ano, lutando por estabelecimentos nos quais a comunidade homoafetiva pudesse frequentar sem medo de ser presa ou agredida.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é uma data importante para relembrar a recente conquista de direitos civis - nos EUA, a descriminalização de relações homoafetivas ocorreu em 2003 e a legalização da união civil, em 2015 - e reforçar o respeito que é devido a qualquer ser humano, principalmente as minorias sociais que vivem, desde sempre, um contexto de violências materiais e simbólicas.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech