Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Feliz Ano Novo e um 2022 de muitas realizações para todos

Celebrado na virada do dia 31 de dezembro, o réveillon marca a passagem do calendário para um novo ano. No ocidente, a comemoração teve início em 46 a.C, após um decreto do líder romano Júlio César que instituiu o dia 1º de janeiro como o "ano-novo". Desde então, a data é reservada para comemorações em família ou com amigos.

O termo réveillon, que tem origem no verbo francês réveiller, é o “despertar do ano”. Inicialmente, a palavra era utilizada para descrever uma refeição realizada durante a noite e que impedia que as pessoas dormissem. Posteriormente, o termo também foi usado para descrever a ceia realizada durante a véspera de Natal. Mas, a partir do século XVII, a palavra começou a ser usada para descrever as festas realizadas por nobres na França que costumavam atravessar a noite até a madrugada. Atualmente, o termo representa a comemoração que marca a virada do ano no mundo ocidental.
 
No Brasil, as primeiras celebrações foram realizadas por dom Pedro II, no Rio de Janeiro. Em seguida, o tradicional jantar de ano novo passou a ser copiado pelas elites paulistas até se difundir por todo país. Com o tempo, alguns pratos tipicamente brasileiros foram incluídos no cardápio, como o bacalhau, herança da colonização portuguesa que representa prosperidade. A castanha, que tem origem na Amazônia, também costuma ser bastante consumida pelos brasileiros durante a festividade.

A data também marca um feriado nacional em diversos países como Brasil, Espanha, Portugal, Itália e Reino Unido. Por aqui, muitas pessoas aproveitam o momento para colocar em prática algumas superstições como usar roupa branca, comer sete sementes de romã ou lentilhas, pular sete ondas no mar ou evitar o consumo de aves que ciscam para trás. Para quem acredita, os rituais são uma forma de trazer boa sorte para o ano que se inicia. Mas, independente da forma escolhida para celebrar a virada do ano, o importante é que a comemoração do réveillon seja regada com os desejos de paz, amor e prosperidade para o novo ano.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech