Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Tratando todos de uma forma igualitária

Em 21 de setembro de 2005, a lei Nº 11.133 foi instituída como a comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Ela já era lembrada, no entanto, desde 1982 pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência – iniciativa que luta pelos direitos e melhoras para o grupo em questão.

Segundo dados levantados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa quase 25% da população do país. Infelizmente, esse número não bate com o número de oportunidades que essas pessoas recebem – apenas 0,9% possuem carteira assinada.

O Brasil, ao avançar dos anos, vem melhorando aos poucos a inclusão desse grupo. Na lei 14.020/2020, é decretada a proibição de demitir uma pessoa com deficiência sem justa causa. Espera-se que seja uma de muitas iniciativas que combatam a exclusão social dessas pessoas. O objetivo é colocá-las na sociedade como indivíduos capazes de fazer a diferença e essa meta deve ser atingida coletivamente, com projetos tanto públicos como privados. O dia 21 de setembro é a lembrança de um longo caminho a ser percorrido para a tão sonhada socialização das pessoas com deficiência.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech