Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Investir na alfabetização é investir em um futuro melhor

A educação é um dos principais pilares da humanidade, sendo responsável pelos rumos que um país vai tomar. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1967, oficializou o 8 de setembro como o Dia Mundial da Alfabetização. Esse dia é dedicado ao debate e a conscientização da importância da aprendizagem da leitura e escrita, principalmente nos países onde os índices estão abaixo do esperado.

A alfabetização se inicia ainda na primeira infância, quando a criança começa a ter contato com textos. Por ser um ensino de base, é encarregada pelo desenvolvimento do entendimento dos sons, letras e seus usos. Dessa maneira, após o aprendizado, o indivíduo estará apto a ler e escrever. Além disso, ela é a principal responsável por fazer com que diversas pessoas possam adentrar em diversas camadas da sociedade, como a econômica e política.

Segundo dados fornecidos pelo IBGE, a taxa de pessoas que são analfabetas vem diminuindo no Brasil. No entanto, o somatório ainda corresponde a mais de 11 milhões de brasileiros que não sabem ler ou escrever, o que equivale a 11% da população de 15 anos ou mais. Com altas taxas de analfabetismo, consequentemente, os níveis de exclusão social de um país são elevados, pois, o fato de uma pessoa não ter tais habilidades a limitam.

A educação de um país deve ser levada a sério e ser tida como prioridade, porque através dela a desigualdade social pode ser atenuada. Ter pleno conhecimento da escrita e leitura faz com que outros conhecimentos possam ser dominados, o que é essencial para uma visão mais libertadora acerca do mundo.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech