Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Investindo na qualidade do nosso futuro da nossa sociedade

Comemorado em 11 de agosto desde 1927, o Dia do Estudante foi criado para celebrar todos os estudantes do Brasil. No período em que a data comemorativa foi criada, comemorava-se o centenário dos cursos de Direito implantados em Pernambuco e São Paulo por D. Pedro I, durante o período imperial.

Os cursos faziam parte das Faculdades de Direito de Olinda e do Largo São Francisco. A criação das instituições significou o acesso à educação superior no Brasil, já que, como não tinham faculdades no país, o estudo aconteceria na Europa e, por isso, apenas famílias com posses poderiam ter o privilégio de cursar.

E foi na mesma data, 10 anos depois, em 1937, que surgiu a UNE (União Nacional dos Estudantes), que chegou para proteger os direitos e deveres de todos os alunos do país.

Em 2020, os estudantes protestaram virtualmente contra os cortes na educação, a falta de vacinação para o grupo e o retorno presencial às escolas no período de pandemia. Os recursos direcionados às unidades superiores de ensino, quando comparados ao ano de 2010, foram 37% menores em 2021. Há 11 anos, o orçamento seria o equivalente hoje a R$ 7,1 milhões, enquanto em 2021 é de R$ 4,5 milhões.

O Dia do Estudante não é apenas para crianças ou jovens: qualquer pessoa que esteja disposta a aprender é um estudante. E ser estudante é compreender as culturas, saber sobre os processos que acontecem na sociedade, entender casos corriqueiros e estar sempre se atualizando das novidades, que não acabam e estão sempre em mutação.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech