Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

São João é festa no interior

O período das festas juninas, tradicionalmente comemorado com muita música, comidas de milho e fogueira, é muito querido pelos brasileiros, principalmente pelos nordestinos. Mas, qual é a origem desta data?

As festas do mês de junho eram de origem pagã e homenageavam os deuses da fertilidade, pedindo fartura na colheita das safras. A igreja era contrária às festas, mas como não conseguia acabar com a comemoração, que já era querida pelo público, aderiu à festa e trouxe o caráter religioso visto até hoje pelos cristãos.

As comemorações eram – e ainda são – em homenagem a três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João. Historiadores dizem que essa festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante a colonização e que sofreu influências de vários outros países, como França, nas danças marcadas (como as quadrilhas, hoje em dia) e China, com os fogos de artifício.

Como Portugal celebrava a colheita do trigo e o Brasil não era grande produtor desse grão, passou-se a celebrar a colheita do milho. Por isso, as comidas do mês de junho são tipicamente feitas à base do grão amarelo, que dá cor às pamonhas, canjicas, bolos de milhos, munguzá e várias outras delícias.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech