Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Entendendo a importância do Dia do Trabalhador

Comemorado dia 1° de maio, o Dia do Trabalhador é uma data de importância mundial. Lá fora a data é celebrada em países como Espanha, Portugal, França e Rússia. Mas você sabe a história desta data?

No dia 1° de maio de 1886, nos Estados Unidos, trabalhadores se uniram e protestaram a favor de melhores condições de trabalho e da redução da carga horária diária, já estabelecida em 8 horas, mas descumprida pelos patrões. Neste dia foi instaurada uma greve geral no país. No dia 4 de maio, em Chicago, o que era uma manifestação pacífica se tornou um confronto com desdobramentos negativos para o movimento, com prisões e feridos. Os protestos ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket e oito sindicalistas foram condenados pelas manifestações. Na França, três anos depois das manifestações norte-americanas, os trabalhadores franceses foram às ruas cobrar objetivos similares.

No início do século 20, o que era reivindicado pelos trabalhadores foi conquistado pela maioria e as oito horas diárias viraram quase regra para os funcionários. Em memória dos Mártires de Chicago, o dia 1° de maio virou um marco na luta pelos direitos trabalhistas e foi decretado feriado do Dia do Trabalhador em vários países do mundo. Entretanto, nos Estados Unidos, país que deu origem ao movimento, o feriado para comemorar esta data é somente em setembro, pois nesse mês houve uma marcha pedindo melhoria nas condições de trabalho e redução da carga diária e o governo não quis associar o Dia do Trabalho aos protestos da esquerda radical, feitos em maio.

No Brasil, somente em 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou a data como “Dia do Trabalhador”, tornando também feriado nacional. Quando Getúlio Vargas virou presidente, ele criou o Ministério do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), legalizou sindicatos, e mudou o nome do feriado para “Dia do Trabalho”.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech