Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

DIA DO FICO - 9 DE JANEIRO

Você sabe o que é o “Dia do Fico”?

Hoje é comemorado o “Dia do Fico”. Mas, você sabe o que esse dia significa? Para explicá-lo melhor, podemos voltar a 1807, quando a família real portuguesa chegou ao Brasil fugindo dos franceses que, comandados por Napoleão Bonaparte, invadiriam o território luso e fariam com que a família ficasse aqui na colônia até 1889.

Em 1820, o rei Dom João VI, que estava no Brasil com toda sua família, soube da explosão da chamada Revolução do Porto e, rapidamente, voltou ao país europeu, deixando aqui seu filho, Dom Pedro I, como príncipe-regente do país. Como o Brasil tinha angariado várias conquistas com a presença da família real, como o título de Reino Unido e a abertura dos portos para as nações amigas, o fato de os portugueses ainda dominarem os portos para cobrar impostos à elite incomodava muito a classe mais rica do país e fazia com que existisse a vontade crescente de expulsar os europeus da colônia portuguesa.

Em 9 de janeiro de 1922, Dom Pedro I, ao perceber que tinha o apoio popular que precisava para desobedecer a ordens de Portugal, após ter recebido uma carta da corte mandando-o voltar à Europa, disse que ficaria e soltou a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”. Dom Pedro ainda foi o líder da independência do Brasil, em 7 de setembro do mesmo ano.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech