Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

22 de setembro - Dia internacional da alfabetização

Ponta pé inicial para um país melhor

Embora vivenciamos a era digital, com inúmeros meios de aprendizado e a democratização do ensino, o analfabetismo ainda é uma realidade gritante. Isso porque as desigualdades sociais e econômicas impactam principalmente na educação que, quando é pública, sofre de carências. Da mesma forma, a negligência deste assunto por parte das fiscalizações governamentais também contribuem para que essa questão se agrave.

Segundo dados da UNESCO, 20% da população mundial ainda é analfabeta. A alfabetização é a porta para a educação, que deve ser mantida aberta ao longo da vida.

Sem acesso à educação, não há desenvolvimento, não há pleno exercício da cidadania. Para buscar apoio de governos e organizações sociais, a ONU estabeleceu seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas em diferentes áreas a serem alcançadas até 2030. Educação de qualidade é o ODS de número quatro e tem como objetivo assegurar o direito à educação de forma inclusiva, para todos os gêneros e todas as idades, promovendo um ambiente escolar saudável e que vá além do letramento, tratando o ensino como método de formação cidadã.

Notícias

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech