Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Conhecendo um pouco mais a história do nosso Brasil

“Se é para o bem de todos e felicidade da Nação, eu estou pronto! Digam ao povo que eu fico”. Uma frase marcante para o início do processo da independência do Brasil. Após tantos pedidos da população, o Príncipe Regente D. Pedro I decidiu ficar no país, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e a expressão ficou tão popular que se tornou um registro nas datas comemorativas.

Por não aprovarem as medidas administrativas de D. Pedro e com interesse de recolonizar o Brasil novamente, a corte de Lisboa enviou uma carta para o príncipe exigindo seu retorno para Portugal, deixando o governo do país entregue a submissão dos portugueses.

Em reação a isso, os políticos brasileiros entregaram ao príncipe uma lista com aproximadamente 8 mil assinaturas pedindo sua permanência no Brasil. E, sua resposta, foi a famosa frase dita acima que registrou o Dia do Fico. Ela marca a aprovação de D. Pedro I ao Brasil e a causa brasileira que resultou na independência, que ocorreu no mês de setembro daquele ano. Ou seja, é um dia marcante para a liberação politica do Brasil em relação a Portugal.

Notícias

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech