Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Dia do Comerciante

ldquo;Não há nação que tenha sido arruinada pelo comércio” - Benjamin Franklin

Com uma grande importância em vários momentos da história, o comércio é uma das principais atividades econômicas do mundo. No solo brasileiro, o Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho. A data comemorativa foi instaurada em 1953, em homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido como Visconde de Cairu, o grande incentivador do comércio no Brasil.

Ele foi o maior responsável pelo surgimento das primeiras leis que beneficiaram o comércio no país, que era dependente de Portugal. Pela sua visão econômica, influenciou D. João VI a abrir os portos brasileiros para o setor com as nações amigas em 1808.

E, assim, a atividade passou pelos pequenos e médios comerciantes, chegando aos grandes grupos econômicos. Segundo pesquisas do IBGE de 2018, o comercio representa, atualmente, 13,2 % do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O ato de comercializar não é somente comprar e vender mercadorias. O comerciante é o sujeito que troca valores, permuta produtos e se relaciona com a sociedade dos negócios. Ele também é empresário e prestador de serviço por dirigir determinado ramo econômico.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech