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Controlando a ansiedade e investindo na produtividade

Mindfulness, termo em inglês que significa atenção plena, é uma técnica de concentração, estudada e evidenciada cientificamente pela psicoterapia, que propõe um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente, sem qualquer julgamento ou avaliação.

Com uma vida muito agitada e cheia de compromissos, é comum que o cérebro crie o hábito de reproduzir algumas atividades de maneira espontânea e irrefletida, um estado mental conhecido como “piloto automático”. De acordo com a psicoterapia, o Mindfulness é capaz de impedir esse hábito, já que possibilita um estado mental de atenção que se autorregulariza no presente e proporciona atitudes de empatia, curiosidade, amplitude e tolerância. 

Para Georgia Menezes, professora de psicologia do Centro Universitário UniFBV|Wyden, a prática regular do Mindfulness é uma garantia de melhora na qualidade de vida. “Os exercícios são baseados na cultura budista, na cultura meditativa mais tradicional. Eles vão influenciar todo o nosso dia a dia, fazendo com que a gente experimente situações mais positivas no nosso trabalho, na nossa vida pessoal, fazendo com que a gente se concentre”, afirma.

Os praticantes do Mindfulness asseguram que a técnica aumenta consideravelmente a produtividade no trabalho, pois, com a concentração mais aguçada e focada no presente, os problemas deixam de ser um tormento contínuo e paralisante e a busca por soluções fica mais eficiente. Por esse motivo, empresas como Google, Intel e Samsung têm oferecido sessões de Mindfulness a seus funcionários.

A técnica também é usada para reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, uma vez que melhora a saúde física e mental, o sono, a atenção, a produtividade e o convívio em sociedade.

O aplicativo Headspace, que está disponível na Play Store, é uma ótima ferramenta para quem quer começar a praticar o Mindfulness. Nele você pode encontrar exercícios de respiração e meditação que ajudam a controlar a ansiedade e o estresse.

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