Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Valorizando aquele que nos ajuda no dia a dia

Comemorado internacionalmente hoje, o Dia do Trabalhador Doméstico surgiu há 100 anos, em 1921. Histórias contam que, em 1921, Joe Paul Simenn, um trabalhador doméstico, discutia com seus empregadores uma folga que nunca era concedida. Ele, então, inventou que, entre os dias 21 e 22 de julho, era comemorado o Dia do Serviçal e os patrões que não concedessem a folga seriam punidos.

Sendo a história verdadeira ou não, o dia 22 de julho tornou-se um marco para os trabalhadores domésticos, que são celebrados nesta data. Porém, o cenário de trabalho desse grupo ainda precisa melhorar e muito. De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, de 2020, cerca de 6 milhões de mulheres eram trabalhadoras domésticas. Mas menos de 28% delas possuem vínculo empregatício e direitos trabalhistas assegurados.

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência, de 2021 e 2022, mostram que 38 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo doméstico nesse período. Dessas, 19 foram em capitais de estados do Brasil. Nos últimos 27 anos, foram mais de 58 mil resgatados. Esse número assusta e não deve passar despercebido.

Por isso, se você for um empregador, pague e garanta todos os direitos do seu empregado. E se você for um dos milhões de trabalhadores domésticos, exija seus direitos e procure por órgãos responsáveis para te auxiliar.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech