Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Tradição e cultura do nosso povo

Comemorado anualmente no dia 24 de junho, o São João é uma das festas mais aguardadas do Nordeste. Com forró, comidas deliciosas, fogueiras e fogos, a festa em homenagem ao santo é um verdadeiro evento. Mas, você sabe como surgiu a festa de São João - ou festa junina?

Ela surge de origem pagã, ou seja, sem qualquer caráter religioso. Durante a Idade Média, as pessoas costumavam comemorar, em junho, no hemisfério norte, a chegada do verão. Nessas comemorações, feitas através de festas em homenagem aos deuses da natureza, era pedido sucesso na colheita de cereais, como o milho - hoje presente em grande parte dos pratos típicos da época.

Por não ter caráter religioso, a igreja até tentou acabar com as comemorações. Com a falta de sucesso, resolveu trazer as festas juninas para um cenário favorável e, então, atribuiu um caráter religioso.

No Brasil, as festas chegam no período colonial, com os portugueses. Os santos João, Pedro e Antônio são os escolhidos para serem comemorados nesse período, com grande devoção dos fiéis.

Além de missas e simpatias para os santos, temos algumas comidas típicas, principalmente no Nordeste, que são muito apreciadas. Algumas delas são a pamonha, canjica, milho cozido, bolo pé de moleque, bolo de milho, bolo souza leão e bolo de macaxeira.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech