Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

O Grupo Trino luta contra o trabalho infantil

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado no dia 12 de junho. Na data, ações que promovem a mobilização e o debate sobre essa violação de direitos de crianças e adolescentes são realizadas em todo o mundo. Anualmente, durante o dia 12 de junho, um tema sobre uma das formas de trabalho infantil é escolhido como foco das campanhas globais de sensibilização da população.

Para a OIT, o trabalho infantil priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo um bom desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Por isso, a ONU instituiu a erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025 como uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do qual o Brasil é signatário.

No Brasil, a data também é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído por lei em 2007. Aqui, as campanhas anuais são promovidas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.

Com a pandemia da Covid-19, o fórum promoveu uma campanha para alertar sobre o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pela crise sanitária, já que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, 2,7 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil. A ação recebeu como slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech