Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Lutar pelos nossos oceanos é pensar em um futuro melhor

Comemorado no dia 08 de junho e celebrado pela primeira na Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), o Dia dos Oceanos vem para trazer a reflexão sobre a importância da conservação das águas marinhas.

Mais de 70% da superfície da Terra é coberta pelas águas marinhas e cerca de 97% de toda a água do mundo vem dos oceanos. Inclusive, os oceanos são considerados “o pulmão do mundo”: dados do Instituto Brasileiro de Florestas mostram que as algas marinhas são responsáveis por 54% do oxigênio da Terra.

Mas, mesmo grande parte das pessoas sabendo que os oceanos são de extrema importância para o funcionamento e a manutenção da vida no planeta, eles estão cada vez mais sendo maltratados. O estudo Living Blue Planet Report, da ONG internacional WWF (Fundo Mundial para a Natureza), traz dados chocantes: 50% da fauna marinha encolheu, em 40 anos, enquanto a flora diminuiu 34%.

Como causa disso, tem-se o aumento da temperatura do planeta, a acidificação, contaminação, lixo e pesca. Cerca de 30% das emissões de CO2  geradas pelos humanos são absorvidos pelos oceanos. Mas, quanto maior a taxa de dióxido de carbono, menor a qualidade da água para os peixes viverem.

Além disso, a pesca predatória de forma acelerada tem levado a ameaça de extinção a diversas espécies, pois ultrapassa o limite de reposição. Já o lixo, que confunde os animais, traz aos bichos aquáticos chances de ingestão de plástico, por exemplo, e futuras mortes que poderiam ser evitadas. São pequenas atitudes diárias que podem contribuir para a melhora na vida aquática e humana.

Jogue o lixo no lixo, procure seguir os três R’s - reduzir, reutilizar e reciclar, tente reduzir o consumo de peixes e frutos do mar e, claro, procure usar utensílios descartáveis biodegradáveis. Isso tudo auxilia o meio ambiente.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech