Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Hoje é dia de lutar contra um problema que tem deixado várias vítimas no mundo

31 de maio é considerado o Dia Mundial de Combate ao Fumo ou Dia Mundial Sem Tabaco. Criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data vem para alertar a sociedade sobre os problemas que o ato de fumar pode trazer à saúde e mostrar que as mortes relacionadas ao tabagismo são evitáveis. A intenção é estimular o não consumo de tabaco por ao menos 24 horas.

Dados da OMS mostram que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas no mundo inteiro. Cerca de 1,2 milhão dessas pessoas que morrem anualmente são de não-fumantes expostos ao fumo passivo. No Brasil, são 160 mil mortes por ano.

O tabagismo contribui para o surgimento e desenvolvimento dos cânceres de bexiga, pâncreas, fígado, boca, esôfago, faringe, laringe, estômago, traqueia, pulmão entre tantos outros tipos, e de leucemia mielóide aguda, tuberculose, úlcera gastrointestinal, infertilidade em homens e mulheres, osteoporose e impotência sexual. No Brasil, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, os benefícios em parar de fumar são quase imediatos.  Por exemplo, em 20 minutos a frequência cardíaca e a pressão sanguínea voltam ao normal, em duas horas não há mais nicotina no sangue, entre 12 e 24 horas, os pulmões já funcionam melhor e após um ano o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech