Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Entendendo um pouco mais sobre o Dia do Trabalho

Escolhido como o Dia do Trabalho, 1º de maio marca a homenagem aos esforços de trabalhadores e trabalhadoras estadunidenses que, a partir deste dia, em 1886, foram às ruas das grandes cidades dos Estados Unidos em busca de redução da carga horária máxima diária, melhores condições para trabalhar e direitos trabalhistas. Os protestos surtem efeito e, na virada para o século 20, a carga horária de muitos desses funcionários é reduzida e mais direitos são assegurados.

Com a Revolução Industrial, a carga horária de alguns postos de trabalho se tornou abusiva e a relação entre o empregado e o empregador cada vez mais desgastante. Por causa disso, em busca de melhoria no labor, surgem os sindicatos e movimentos dos trabalhadores.

No Brasil, em 1917, alguns trabalhadores fizeram uma greve geral em busca de aumento de salário, redução da jornada de trabalho e proibição de trabalho feminino à noite e trabalho infantil. O movimento deu certo e, como resultado, as condições laborais foram melhoradas e os trabalhadores receberam aumento no valor do salário.

A data passa a ser comemorada a partir de 1925, quando Artur Bernardes, então presidente do Brasil, institui o dia como Dia do Trabalho. No governo de Vargas, em 1º de maio de 1940, é instituído o salário mínimo e, um ano depois, foi criada a Justiça do Trabalho.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech