Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Conservar o solo é garantir um meio ambiente mais saudável para o futuro

O Dia Nacional da Conservação do Solo é celebrado em todo 15 de abril. A data oficializada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem como objetivo despertar o pensamento crítico na população quanto ao uso correto da terra. O solo é um dos bens mais valiosos que possuímos no processo de produção alimentar, e um solo saudável é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre.

O plantio feito de maneira descontrolada, sem considerar o descanso e a alternância de culturas que a terra exige, acarreta em graves consequências para o solo, desde erosões até a perda de fertilidade, tornando o terreno inutilizável para cultivo. Além disso, a má conservação pode causar o selamento da terra, que agrava as enchentes.

Um solo bem conservado é mais efetivo para fornecer nutrientes à plantação, tornando-se essencial na produtividade agrícola. Entretanto, muitos agricultores têm dificuldade em adotar práticas conservacionistas. O estudo mais recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), analisa o status dos recursos do solo e mostra que 33% dos solos do mundo estão degradados.

A rotação de culturas é uma das práticas fundamentais para auxiliar a conservação dos terrenos, alternar os tipos de plantas a cada ano ajuda a renovar o solo e a recuperar nutrientes. Como práticas conservacionistas, também podem ser pensados o cultivo em faixas, plantio direto e integração lavoura-pecuária. Todas essas técnicas objetivam proteger o solo de fortes chuvas e altas temperaturas e auxiliam no controle de ervas daninhas.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech