Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

A inclusão é uma luta de todos nós

Criado pela organização internacional Down Syndrome International no ano de 2006 e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março. Nesta data, organizações sociais, pessoas com síndrome de Down, seus amigos e familiares se reúnem em eventos e atividades que buscam promover a conscientização sobre a síndrome.

A alteração genética, que ocorre ainda na fase de formação fetal, é causada pela triplicação, também chamada de trissomia, do cromossomo 21. Essa alteração pode resultar em comprometimento intelectual e motor, além de algumas características físicas como olhos oblíquos e rosto arredondado. Presente em 1 a cada 700 nascimentos, a trissomia pode ter maior incidência de acordo com a idade materna. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, o Brasil tem cerca de 300 mil pessoas com a síndrome de Down.

No entanto, é preciso ressaltar que ela não é considerada uma doença e não deve ser tratada como tal. Além disso, apesar de alguns indivíduos com a síndrome possuírem características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Assim como o resto da população que não possui a síndrome, quem tem a trissomia também é capaz de desenvolver suas capacidades pessoais e autonomia. No Dia Internacional da Síndrome de Down, a população em geral é conscientizada sobre a capacidade de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar que as pessoas com síndrome de Down possuem. Além disso, a data também é utilizada para defender os direitos, a inclusão e o bem-estar.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech