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Como inseri legumes de forma prática e gostosa no dia a dia

Eacute; comum a crença de que alimentos saudáveis, por natureza, não são gostosos, ou que não são fáceis de preparar. Por isso, muitas pessoas torcem o nariz para alguns tipos de comidas nutritivas, mas é possível aliar sabor com saúde e praticidade.

No dia de hoje, é comemorado o Dia Mundial das Leguminosas, a exemplo de grãos como a lentilha, o grão-de-bico e o bom e velho feijão. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o potencial sustentável e nutricional que esses alimentos têm. Temos então, nesta data, uma boa oportunidade para refletir sobre as questões citadas. Afinal, as leguminosas são um dos tipos de comida que trazem benefícios à saúde, e que, ao mesmo tempo, podem ser inseridos na dieta de formas diversas, saborosas e práticas.

Um dos exemplos disso é o grão-de-bico, considerado por muitos um alimento um tanto sem graça. O "primo" menos popular do feijão, além de ser consumido na sua forma tradicional, pode ser usado em receitas de molhos e patês e até mesmo no estrogonofe. Já o amendoim, geralmente utilizado como petisco ou doce, também pode ser combinado com alimentos como abacaxi, melão ou banana no preparo de panquecas, sopas ou saladas. Tem opções para todos os gostos, que podem ser feitas com alimentos acessíveis.

E as alternativas não param: em meio à correria da rotina, é possível preparar receitas gostosas e fáceis de fazer como bolinho de lentilha, hambúrguer de grão-de-bico e patê de soja. Com variações de acordo com o tipo de leguminosa, essas receitas podem ser fontes de vitaminas C, K ou do complexo B, além de sais minerais como cálcio e zinco. Então que tal parar de torcer o nariz e começar a usá-las de forma saudável e prática?

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