Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

6 dicas para curtir o verão sem prejudicar a pele

Chegou a hora do tão aguardado verão, tempo de viajar e desfrutar das praias e do clima ensolarado. Com muitas pessoas de férias da escola e do trabalho, a estação mais quente do ano se torna perfeita para o lazer, mas é importante ficar atento para que o divertimento não seja acompanhado de prejuízos à saúde, em especial à pele, que pode sofrer danos através do contato com o sol. Confira algumas dicas de cuidado com sua pele nessa estação:

1) Devido às altas temperaturas e sensação térmica, é preciso limpar a pele com mais frequência por conta do maior nível de oleosidade e sujeira acumulada. O ideal é o uso de gel de limpeza ao invés de sabonete, e também que a superfície cutânea seja limpa com algodão e não com as mãos.

2) Recomenda-se que seja evitada a exposição excessiva ao sol entre 10h e 16h, especialmente para as crianças, que possuem uma pele mais sensível. Isso previne o contato com os raios ultravioleta UVA, que atingem a pele de forma profunda e podem causar envelhecimento celular e o câncer de pele.

3) O ideal é usar protetor solar com fator de no mínimo 30 FPS, que aumenta a tolerância a pele de uma pessoa em 30 vezes. Quem tem pele oleosa ou mista deve usar produtos com efeito matte, enquanto as pessoas de pele seca devem utilizar aqueles de textura cremosa e alta hidratação.

4) Quando não há exposição ao sol, mas o tempo está quente, as roupas mais indicadas no calor são as de algodão, linho e viscose. Já para proteção contra os raios ultravioleta, o ideal são os tecidos sintéticos poliéster e poliamida. O uso de roupas de cor escuras ao invés de claras também é uma boa pedida, por conta da resistência à luz.

5) Para prevenir a exposição na cabeça, é importante o uso de chapéus, de preferência feitos de material natural, como tramas trançadas. Os modelos mais indicados são os floppy, bonés, chapéus EPI e de pescador. Já o uso de viseiras é desaconselhado. Os óculos escuros com proteção ultravioleta também são recomendados.

6) Por último, mas não menos importante: é fundamental manter a hidratação. Quanto mais hidratada a pele, maior sua resistência contra o sol. A alimentação também tem um importante papel, e deve ser mantida de forma balanceada, evitando carboidratos como trigo, aveia e centeio.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech