Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Feliz Natal para todos!

Comemorado no dia 25 de dezembro, o Natal é celebrado em todo o mundo por famílias que se reúnem no fim do ano e celebram de formas únicas, mas com amor e gratidão. A data surge entre o século II d.C. e IV d.C e, segundo teorias aceitas pelos historiadores, vem como adoração ao Sol Invicto, em comemoração ao solstício de inverno. A questão religiosa surge quando os cristãos adotam o dia como a celebração do nascimento de Jesus.

Embora não exista certeza da origem exata da festa, sabe-se que a palavra natal significa nascer, no latim natalis. Entretanto, Jesus não nasceu no dia 25, como muitos pensam: o dia exato ninguém sabe e, por isso, estipulou-se essa data após o Cronógrafo de 354, escrito por Fúrio Filócalo e, provavelmente influenciado por Júlio I, papa da Igreja Católica entre 337 d.C. e 352 d.C. Segundo historiadores, foi o religioso o responsável por oficializar o Natal no dia 25 como o nascimento de Jesus.

A festa hoje não tem mais tanto viés religioso e passou a ser mais fraterna, com reunião e comemorações sem ligação com a religião. Dessa forma, alguns celebram no dia 24, na véspera, e outros somente no dia 25. Além disso, tornou-se muito comercial, transformando a comemoração em uma oportunidade quase obrigatória para o ato de presentear as pessoas.

Aqui no Brasil, a maioria das famílias se reúne na noite do dia 24 e celebram a virada da noite com muito afeto. Somente no dia 25 que o Natal é comemorado, com a ceia e troca de presentes. Mas, você sabe como diferentes países comemoram esta data?

No continente europeu, todos os países montam uma feira natalina, com produtos, comidas e roupas. Na Itália, existe uma tradição do menino Jesus ser colocado no presépio somente às 00h, marcando assim o nascimento dele. Além disso, as famílias se reúnem para jogar a tômbola, que nada mais é que o nosso bingo. É uma tradição. Os presentes, porém, são entregues somente no dia 6/01,  no dia dos Reis Magos, pela Befana, uma senhora para quem os três reis pediram ajuda durante o trajeto. No Panamá, na noite do dia 24, familiares se reúnem e, na chegada do dia 25, eles saem de casa em casa tocando as campainhas e celebrando o nascimento de Jesus. Já no Japão, local onde o cristianismo não é tão forte, a data, que foi importada por volta de 1874, é comemorada de forma comercial. Muitas lojas com produtos natalinos e cidades muito decoradas para atrair turistas. A festa passou a ser considerada a “festa do amor” e atualmente é um “dia dos namorados”, quando casais jantam, passeiam e trocam presentes.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech