Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Você sabia que hoje é o Dia Internacional dos Migrantes?

Nos últimos anos, tem-se visto um difícil quadro de crises políticas e outros fatores que têm levado muitas pessoas a deixarem seus países de origem em busca de uma vida melhor. Ao mesmo tempo, em vários territórios, a intolerância que afeta grupos minoritários de modo geral não poupa aqueles que migram de um país para o outro. Diante disso, é fundamental que neste Dia Internacional dos Migrantes, celebremos essas pessoas e sua contribuição para a vida em comunidade.

Segundo dados de 2020 das Nações Unidas, 272 milhões de pessoas viviam fora de seus países, seja fugindo de conflitos em seu país natal ou por outras razões. A migração sempre esteve presente na história da humanidade, mas nos últimos tempos, tem se mostrado um tópico fundamental por conta da grande quantidade de refugiados de locais como o Oriente Médio e a Venezuela. Infelizmente, são comuns em diversos países os casos de xenofobia - preconceito contra estrangeiros. Essa violência também é potencializada por outros fatores como raça, classe social e religião.

A comemoração do Dia Internacional dos Migrantes (18 de dezembro) surgiu em 2000, através de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Sua instauração tem tudo a ver com os ideais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que tem como alguns de seus maiores princípios norteadores a igualdade e a fraternidade entre as pessoas, independente de diferenças culturais, de credo e aparência. Que neste dia 18 possamos fazer jus a esses valores e reconhecer a dignidade de todos os povos e a harmonia entre eles.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech