Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Deixando nossa sociedade mais inclusiva

Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD). Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1922. Desde então, a data tem o objetivo de estimular a reflexão social acerca dos direitos desses cidadãos e cidadãs, enfatizando as ações para empresas, governos e sociedade.

Pessoa com deficiência é aquela que possui algum comprometimento de longo prazo de natureza física, mental ou sensorial. Na maioria das vezes, essas dificuldades são tidas para uma grande parte da população como algo a ser discriminado, o que dificulta a interação social e a qualidade de vida dessas pessoas.

Na atualidade, essas pessoas enfrentam diversos obstáculos que vão desde problemas com a locomoção até adversidades ocasionadas pela falta de acessibilidade. Mesmo que diversos direitos sejam garantidos constitucionalmente, eles não são cumpridos, principalmente no que diz respeito ao direito de ir e vir ou de inclusão. Além disso, a desigualdade se faz presente também no mercado de trabalho, haja vista que apenas 28,3% dos que possuem idade para trabalhar estão inseridos na força de trabalho brasileira.

De acordo com um levantamento realizado em 2019 no Brasil, cerca de 8,4% da população acima de dois anos possui alguma categoria de deficiência — algo em torno de 17 milhões de pessoas. Por isso, é importante um olhar mais atento para essa população, principalmente dos governantes, para que haja acolhimento, qualificação e inclusão dos mesmos.

Notícias

Copyright 2022 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech