Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Você conhece o Dia da Proclamação da República?

O dia 15 de novembro de 1889 marcou a Proclamação da República no Brasil. Após anos de monarquia que resultou em uma crise depois da Guerra do Paraguai, em 1870, ficou claro que o modelo de governo não atendia às demandas da população e estava ultrapassado. Além disso, a necessidade de autonomia para as províncias e a descentralização do poder foi um fator importante para o fim do regime imperialista.

Após a Guerra do Paraguai, os militares combatentes perceberam sua importância e, por isso, tinham como desejo participar mais ativamente da sociedade e das decisões para o país. Dom Pedro II, o atual governante da monarquia da época, através do seu poder moderador (podia intervir em todos os outros poderes), impediu o grupo militar de participar da política. Como o imperador passava muito tempo fora do Brasil, a monarquia foi perdendo cada vez mais o poder. O grupo de republicanos foi ganhando força e apoio ao atacar o imperador através da imprensa e, com isso, atraíram a elite e os militares.

Outro fator, além da participação dos militares na sociedade, foi o impedimento dos maçons nas ordens religiosas do país. Os bispos, que seguiam normas do Vaticano, seguiram o indicado e não permitiam a participação da maçonaria. Com isso, esses bispos foram presos e o catolicismo rompeu com o império. Afinal, se os maçons eram proibidos, por que os bispos seriam pegos?

Além dos dois fatores já citados, o fim da escravidão, um ano antes, deixou os fazendeiros donos de escravos de “mãos abanando” porque não receberam a indenização prevista, em relação aos escravizados. Também ficaram insatisfeitos com o governo de Dom Pedro II. Tudo isso resultou na Proclamação da República e fim do império.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech