Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Valorizando nosso idioma (Dia da Língua Portuguesa)

Você já parou pra pensar na importância dos idiomas? Além de permitir que as pessoas se comuniquem, as línguas carregam um pouco da história e identidade dos povos. Por isso, o Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de novembro, é uma ótima oportunidade para que nós brasileiros pensemos nisso e possamos celebrar esse idioma falado por milhões em todo o mundo.

Assim como o francês e o espanhol, o português veio do latim, idioma falado pelos romanos na região do Lácio, um dos vários Estados que, na Antiguidade, estavam localizados onde hoje fica a Itália. Com a expansão do Império Romano, variações linguísticas foram surgindo através do uso local. Aos poucos, surgiram as línguas já citadas e também outras, como o italiano e o romeno.
 
A partir do século XV, com a participação de Portugal nas grandes navegações, o português se espalhou pelo planeta. Atualmente, além do Brasil e de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau adotam a língua portuguesa de forma oficial. No Brasil, o português se “encontrou” com centenas de línguas indígenas, africanas e de outros locais, tornando-se um grande exemplo da pluralidade cultural do país e de sua identidade, durante o processo de transição entre colônia e nação. Sua data de comemoração nacional foi instituída em 2006.

Que neste dia 5 de novembro possamos celebrar a nossa língua oficial, que assim como a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), as línguas dos povos indígenas e todas outras formas de comunicação dos brasileiros, é parte da riqueza cultural do nosso país.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech