Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Mais uma data que marca a importância do cuidado com a saúde

O mês de novembro é marcado pela campanha dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula localizada apenas em corpos masculinos, mais especificamente no sistema reprodutor. O seu desenvolvimento começa durante a adolescência e vai crescendo até obter o seu tamanho final, por volta de 5 cm. Diversas doenças podem ser relacionadas com esta glândula, mas o câncer é a principal delas
 
Um tumor no local geralmente é silencioso e traiçoeiro. Por isso, na fase inicial, os homens não apresentam nenhum sintoma. Quando alguns sinais começam a surgir, como problemas na urina ou na ejaculação, a grande maioria dos cânceres já estão na fase avançada, dificultando a cura do paciente. Suas complicações levam em consideração fatores como idade e qualidade da alimentação.

Infelizmente, só existe uma maneira de garantir a cura do câncer de próstata: o diagnóstico precoce. Por isso, mesmo com a ausência de sintomas, os homens com idades a partir de 45 anos ou com fatores de risco, devem consultar um especialista e realizar os exames preventivos periodicamente.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, calculou-se mais de 65 mil novos casos da doença. Além disso, em 2019, foram registradas 15.983 mortes causadas pelo câncer de próstata.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech