Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Vamos saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido pelo “Outubro Rosa”, uma campanha anual que visa alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro passou a ter essa representatividade em 1990, quando o Congresso Americano aprovou as campanhas contra a doença e os laços cor de rosa, símbolo do mês, começaram a aparecer. Eles foram lançados pela Fundação Susan G. Komen for the Cure durante a primeira Corrida pela Cura, realizada naquele ano em Nova Iorque.

No Brasil, a campanha começou em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Porém foi só em 2008 que várias cidades brasileiras se juntaram à causa e fizeram ações como corridas e jogos de luzes rosa em famosos monumentos.

Segundo dados do Registros de Câncer e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS), houve 66.280 novos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil. Isso mostra o quão importante é continuar essa mobilização, capaz de alertar sobre os exames preventivos, uma vez que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática. Atendimento médico e uma rede de apoio emocional são essenciais para um tratamento de qualidade e humanizado para o paciente e as ações do Outubro Rosa contribuem para isso.

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech