Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Você sabe quando nasceu a constituição brasileira?

Há 130 anos, dois anos depois da Proclamação da República, a primeira Constituição Republicana Brasileira entrou em vigor. Esse novo conjunto de leis se inspirou na Constituição dos Estados Unidos, tanto que o nome do país mudou para “Estados Unidos do Brasil”. A nova constituição trouxe algumas mudanças significativas no modo de governo, já que separou o Estado da Igreja, implementou as eleições diretas, determinou mandatos de quatro anos para o presidente e transformou os poderes em três, vistos até hoje, chamados de poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e, assim sendo, extinguiu o poder Moderador (que fazia com que o imperador pudesse controlar os outros três).

Muitas características presentes hoje na sociedade surgiram nesse período. A liberdade religiosa, além de todos serem iguais perante a lei, liberdade de imprensa e os estados (antes chamados de províncias) serem autônomos, contanto que não firam a Constituição, são alguns dos exemplos.

Nesse período, inclusive, aconteceu o fim do voto censitário, ou seja, não era preciso mais mostrar a renda mínima para se ter o direito de votar. A sociedade, porém, só aceitava homens maiores de 21 anos e proibia mendigos, analfabetos, alguns militares e alguns religiosos de votarem. Desse modo, as mulheres também eram proibidas.

Notícias

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech