Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

26 de agosto - Dia Internacional da Igualdade da Mulher

Reforçamos a luta pelos direitos das mulheres

Em 26 de Agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, dedicado à reflexão e manutenção da igualdade entre gêneros. Após a 2ª Grande Guerra, em meados dos anos 1948, instituiu-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos que positivou valores e princípios universais para a  humanidade,  principalmente a “igualdades entre homens e mulheres” como pode-se perceber a seguir:

Art. 1º. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Art.2º Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

É chocante perceber que esses artigos só trazem a mulher e homem como iguais quase nos anos 1950, e de lá até 2020 ainda tivemos e teremos que lutar muito para que os direitos sejam iguais para todas as pessoas. Esta luta inclui liberdade e autonomia da mulher tal qual os homens sempre possuíram.

Hoje o entendimento sobre a mulher como igual está cada vez mais presente, e neste dia de comemoração podemos rever o que os movimentos feministas conquistaram até hoje, como por exemplo o direito à educação, voto feminino, autonomia feminina, proteção em casos de violência doméstica, licença maternidade, divórcio, conquista aos direitos reprodutivos e muitos outros, mas ainda temos muito a percorrer e se libertar.

Notícias

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech