Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

1 de maio - Dia do Trabalho

A ressignificação e criatividade no ambiente de trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é um feriado presente no calendário de muitos países, algumas fontes, inclusive, tratam a data como uma celebração internacional ou mundial. Essa grande visibilidade se deve ao acontecimento que ocorreu em 1 de maio de 1886, quando muitos trabalhadores foram às ruas protestar contra as más condições de serviço, como a jornada exaustiva, que podia chegar a até 17h por dia. Na ocasião, todos os trabalhadores americanos realizaram uma greve geral no país. As manifestações ficaram conhecidas como a Revolta de Haymarket.

Como todos os âmbitos da vida, o meio da prestação de serviços não está isento de mudanças. Diante do cenário atual com a pandemia do coronavírus, o Dia do Trabalho de 2020 não será igual aos outros. É importante reconhecer a importância, claro, de temas como igualdade de salário, respeito, boas condições. No entanto, o enfoque desta temática precisa ser dado à capacidade do trabalhador, que, em alguns meses, conseguiu reinventar sua forma de atuar.

Os empregados que migraram para o home office e não deixaram suas empresas pararem. Os pequenos empreendedores que usaram a criatividade para se manter. Os muitos trabalhadores de serviços essenciais, que não puderam parar, mas adotaram medidas de segurança para realizarem suas funções sem prejudicar a população. Os garis e profissionais da limpeza que garantem a saúde da linha de frente dos hospitais e os jornalistas, que se expõe com o intuito de levar boas informações para quem está em casa. Então, o dia 1 de maio de 2020, é, de fato, um marco na história do trabalhador, reforçando sua capacidade de ressignificação diante de um caos.

Notícias

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech