Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

21 de março ? Duas lutas em um só dia

Em quase todo o mundo, o dia 21 de março é marcado por fazer referência às pessoas portadoras da Síndrome de Down. Essa data (21.03) que remete ao número do cromossomo e sua quantidade – o que caracteriza a mutação da síndrome – foi instituída oficialmente em 2012, pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A Síndrome de Down não é uma doença. É uma condição, uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. É essencial trazer à tona questões como a luta pelos direitos iguais, bem-estar e inclusão dessas pessoas, a fim de conscientizar a sociedade que esses direitos são naturais e inatos de todos, principalmente das pessoas que nascem com a síndrome, que são colocadas à margem de círculos sociais e são vítimas de preconceito.

Neste mesmo dia todos se unem contra a discriminação racial.  A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memoria as vítimas do “Massacre de Shaperville”, ocorrido na África do Sul, em 1960. Nesta data, 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que os obrigava a portar um cartão de identificação que limitava os locais por onde eles podiam circular. Porém, os manifestantes foram surpreendidos por tropas do exército, que atacaram com tiros sobre a multidão, deixando 69 pessoas mortas e 186 feridas.

Além do respeito às vítimas do massacre, a data é um símbolo importante para aqueles que lutam pelo fim do preconceito e que reivindicam a igualdade de direitos. Atualmente no Brasil, essa é uma das maiores pautas dos movimentos sociais que lutam contra a desigualdade.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar” – Nelson Mandela.

Notícias

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech