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15 de março ? Homenagem aquele que realmente faz as empresas crescerem

Em 1962, foi instituído, pela primeira vez, que o dia 15 de março seria celebrado como o Dia do Consumidor. Quem estabeleceu a data foi John Kennedy, que assumia o cargo da presidência dos Estados Unidos na época. A ideia de John era trazer a sensação de proteção para população americana e também criar os direitos fundamentais dos consumidores, que são; direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito a ser ouvido. Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou de fato o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, dando legitimidade ao que foi proposto por Kennedy.

É essencial o cuidado e o olhar para essa questão, porque, cada vez mais, pessoas são vítimas de golpes, fraudes e roubos sem sequer perceber, e, muitas vezes, por falta de informação acerca dos seus direitos, tal como por conta da falta de transparência das instituições de venda. Logo, embora a data se refira ao público que consome, também traz uma reflexão para os que vendem, seja produto, serviços ou conteúdo.  

No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, no Código do Consumidor. Por meio do código, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.

Dessa forma, conclui-se a importância da visibilidade dessa questão, uma vez que já existe meios de evitar problemas relacionados com o consumo, o que importa, de fato, é o conhecimento e a chegada de informação para as pessoas.

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