Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Mundial Sem Carro

Mobilidade Conscientizada

Com o crescimento da industrialização e a expansão dos espaços urbanos, o automóvel se tornou o principal meio de locomoção na vida cotidiana do homem. Caminhos e estradas longínquas se tornaram curtas e, para muitos, é difícil pensar em ficar sem esse facilitador da mobilidade.

O aumento na utilização dos carros, se é amigo de um lado, é problemático para o outro. Fora os gastos com matérias-primas e o transito irracional, a imensa concentração dos veículos nas grandes cidades causam o crescimento excessivo da poluição. O consumo de combustíveis gera poluentes para a atmosfera, como o gás carbônico (CO2), considerado um dos principais responsáveis pelo agravamento do aquecimento global.

Com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre o bem-estar do meio ambiente e da sociedade, em 1997, ativistas franceses decidiram criar o Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day) e escolheram a data de 22 de setembro para conscientizar sobre a mobilização. O principal foco é deixar o carro em casa e mostrar que existem alternativas de transporte menos danosas. A ação deu tão certo que, no ano 2000, várias cidades da Europa participavam da iniciativa.

No Brasil, em 2001, foram realizadas as “bicicletadas” para celebrar o dia e conscientizar a população em 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís.

Atualmente, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que passou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso excessivo do carro.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech