Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

8 de setembro ? Dia Mundial da Alfabetização

Lutando pelo direito básico de todos

No dia 8 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no ano de 1967, marca o incentivo à leitura e a erradicação do analfabetismo no mundo.

A alfabetização e o letramento da população estão diretamente relacionados com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país: quanto maior o número de pessoas letradas melhor será o desenvolvimento econômico e educacional. Isto acontece porque o acesso ao conhecimento e à cultura proporciona ao indivíduo a capacidade de aprendizagem, com isso, as chances conseguir um bom emprego e ter uma boa qualidade de vida são maiores.

O analfabetismo muitas vezes parece algo que já foi superado graças ao incentivo à educação pública que os governos têm desenvolvido nos últimos anos, porém, de acordo com uma pesquisa realizada pela ONU, 781 milhões de adultos em todo o mundo não sabem ler, escrever ou contar. No Brasil, embora o número de analfabetos tenham diminuído nos últimos quinze anos, segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (NAF), o analfabetismo funcional ainda atinge boa parte da população.

São considerados analfabetos funcionais aqueles que, embora reconheçam as letras e os números, são incapazes de compreender e interpretar textos simples ou realizar operações matemáticas. Eles também apresentam dificuldades de escrita sabendo, apenas, escrever o próprio nome.

Por isso, além de alfabetizar, é importante elaborar métodos que priorizem o letramento (desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais) a fim de que o analfabetismo seja superado. O conhecimento deve ser universalizado e as práticas de leitura, escrita e interpretação precisam ser estimuladas por todos os cidadãos, não só pela escola.

Sendo assim, o Dia da Alfabetização é fundamental, pois propõe a discussão sobre o analfabetismo e incentiva ações para solucionar esse problema.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech