Acesso à educação de qualidade é pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável
Data especial relembra a necessidade de cobrança por acesso a este direto básicoEm 24 de janeiro é celebrado no Brasil o Dia Internacional da Educação. A data foi proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), com intuito de reforçar a importância da educação na construção de um mundo mais justo e desenvolvido. O dia comemorativo foi instituído em 3 de dezembro de 2018, após uma Assembleia Geral da ONU.
A organização demonstra, ao longo de sua história, atuação nas questões educacionais, uma vez que tem a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), agência dedicada a cuidar de assuntos específicos da área. Além disso, definiu a educação como o quarto dos dezessete objetivos para o desenvolvimento sustentável.
Líderes prestigiados no mundo inteiro defendem a educação como uma forma de reduzir desigualdades, estimular o desenvolvimento e o senso crítico. Segundo Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que luta pelo direito à educação, "uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução."
O Brasil ainda apresenta números baixos em relação à qualidade da educação pública, principalmente em relação a dados sobre evasão escolar. Segundo registros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dois milhões de crianças e adolescentes estão fora das escolas. Destes, 17% são das classes D e E, enquanto na A e B o percentual chega a somente a 4%. Por isso, é importante celebrar o Dia Internacional da Educação para fortalecer a cobrança por políticas públicas que melhorem o ensino do País, além de destacar o caráter fundamental do ensino para crianças e adolescentes.
FONTES:
Prepara Enem
Portal G1