Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Negros no mercado de trabalho

Recente pesquisa do IBGE revelou que 53% dos brasileiros se autodeclaram negros, tornando o Brasil o país fora da África com maior concentração de pessoas negras do mundo. Em contrapartida, menos de 9% dos cidadãos empregados são afrodescendentes. Uma situação sintomática se pararmos para analisar esses números.

No dia 13 de maio comemora-se o dia da abolição da escravatura, que ficou para trás quando a princesa Isabel, em 1888, assinou a Lei Aurea. Após o sansão da lei que libertava o Brasil de um período triste da prática escravista, os negros passaram a ocupar funções consideradas como subempregos, submetendo-se a trabalhos pesados. Hoje, infelizmente, ainda é difícil ver pessoas negras ocupando cargos mais altos nas empresas, até mesmo em empregos que garantam direitos básicos. Por isso é importante que as empresas tenham em mente o cuidado acerca da necessidade de ações afirmativas para aumentar a inclusão racial nas corporações.

O Grupo Trino, empresa especializada em prestação de serviço é uma das instituições que fazem esse trabalho de inclusão. A escolha dos profissionais não se baseia em cor de pele ou credo, todos são contratados a partir das suas habilidades e competências. É possível encontrar pessoas negras ocupando cargos diversos, sem discriminação. Atitudes como essa ajudam a diminuir a segregação e dão uma opção de futuro a essas pessoas que, muitas vezes, são condicionadas à marginalidade.

Notícias

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech