Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Cuidado com o peixe da Semana Santa

O feriado da Semana Santa tem algumas tradições culinárias, principalmente para os mais religiosos. Uma delas é não consumir carne vermelha na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Como opção de proteína para esses dias, estão os peixes, mais tradicionalmente o bacalhau, normalmente regados ao molho de coco, azeite, vinhos e acompanhados de purê de jerimum, feijão e o tradicional bredo.
 
Para a preparação desses pratos é necessário ficar atento a conservação dos alimentos, principalmente a do peixe.  Daniel Siqueira, médico veterinário e Coordenador de Qualidade do Grupo Trino, explica que o peixe fresco é aquele que nunca foi congelado e é conservado apenas sob refrigeração. “Por esse motivo, ele possui um sabor muito mais intenso quando comparado à carne do peixe congelado”, explica Daniel, complementando que a conservação do peixe fresco com gelo não deve ultrapassar 10 dias (período que inclui da pesca até o consumo), mas alerta que mesmo estando dentro do prazo, deve-se observar  as características e aparências abaixo:
 
- O peixe fresco deve estar livre de contaminantes físicos (como areia, plásticos), químicos (combustíveis, detergentes) e biológicos (microrganismos);
- A sua aparência deve ter escamas firmes, resistentes e brilhantes, a pele úmida, com olhos brilhantes e salientes (nunca opacos);
- As brânquias devem ter coloração rósea a vermelho intenso, também sempre úmidas e brilhantes;
- O odor deve ser característico de peixe e nunca desagradável. Deve-se evitar peixes com presença de muco e pegajoso.
 
Além desses cuidados, é necessário ficar atento a dicas básicas como: a validade nas embalagens, observar se o local que você está comprando o produto está bem limpo e ao chegar em casa, continuar conservando na temperatura indicada. Vale salientar que é necessário fazer toda a limpeza e o cozimento no tempo ideal para não ter o risco de ter qualquer tipo de contaminação.

Notícias

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech