Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

MEIO AMBIENTE !

 Educação Ambiental.  

LIXO

O Lixo hoje é o maior problema para as cidades e o mundo. O excesso de consumo de produtos industrializados aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações  em todo o mundo.

A falta de conhecimento sobre os problemas gerados pelo acúmulo de resíduos, resultou na negligência para com sua destinação. Mais da metade dos resíduos gerados é jogado em terrenos a céu aberto, colocados à beira de estradas e até jogado nos rios.

Além dos problemas ambientais, o lixo se tornou um problema de saúde pública. Doenças como meningite, leptospirose e raiva são transmitidas por ratos atraídos pelos resíduos mal destinados.

O lixo doméstico

Até pouquíssimo tempo, o lixo doméstico era formado principalmente por restos de alimentos, facilmente decompostos pela natureza.

Com o crescente aumento da população e a intensa industrialização foi surgindo um novo tipo de resíduo, formado por embalagens (vidro, plástico, aço, alumínio) e produtos (copos plásticos, fraldas descartáveis) dificilmente decompostos pela natureza. Graças a esses fatores, fez-se necessário adotar alternativas mais adequadas na destinação destes resíduos.

Temos as classificações dos resíduos a seguir:


1) Chama-se "lixo seco" ao resíduo que pode ser reciclado, formado por papéis, papelão, plástico, metais e vidro. Para serem recicladas, as embalagens devem estar limpas e secas.

2) Chama-se "lixo úmido" ao resíduo formado pelos restos de alimentos e outros detritos de origem animal e vegetal.

Coleta Seletiva e suas vantagens!

• A coleta seletiva reduz o volume de material enviado aos aterros sanitários.
• Promove a melhoria das condições de trabalho dos funcionários de condomínios e estabelecimentos que manipulam diretamente o lixo.
• Promove a geração de renda através do direcionamento do material separado para cooperativas de catadores de lixo.
• Incentiva a criação de novas atividades industriais, como as das empresas recicladoras e as de maquinários para reciclagem.
• Torna cada cidadão mais consciente do seu papel na sociedade. Neste caso, a ação individual traz benefícios para todos.
• Diminui a exploração de recursos naturais, pois o material reciclado é usado como matéria-prima para novos produtos.
• Reduz o consumo de energia na produção. Por exemplo, o alumínio reciclado consome apenas 5% da energia necessária para se obtê-lo a partir do minério.

, pois o material reciclado é usado como matéria-prima para novos produtos.
• Reduz o consumo de energia na produção. Por exemplo, o alumínio reciclado consome apenas 5% da energia necessária para se obtê-lo a partir do minério.

 O processo de reciclagem é uma excelente alternativa, pois proporciona menor degradação do ambiente no processo de sua decomposição; a preservação dos recursos naturais, bem como assegura a longevidade dos aterros.
As cores:

AZUL: papel;
VERMELHO
: plástico;
VERDE
: vidro;
AMARELO
: metal;
PRETO: madeira;
LARANJA
: resíduos perigosos;
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
ROXO:
resíduos radioativos;
MARROM:
resíduos orgânicos;
CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Não se sabe qual o critério usado na criação dos padrões, mas a diferenciação por cores é um eficiente sistema para a coleta seletiva voluntária em todo o mundo.

Suiyn Uchôa - Técnica de Meio Ambiente - Grupo Trino

Notícias

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech