Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Início do ano é símbolo de recomeço e de harmonia entre as comunidades

O primeiro de janeiro é reconhecido pela União das Nações Unidas (ONU) como o Dia da Confraternização Universal e o Dia da Paz Entre os Povos

Dezembro, sendo o último mês do ano, torna-se o mês das confraternizações - seja do trabalho, da família ou dos amigos. É a preparação para começar o ano com o “pé direito”. Não é à toa que no Réveillon (palavra francesa que significa “recomeçar”) muitos têm o costume de abraçar e desejar um “feliz ano novo” para todos que estão ao seu lado: à meia-noite do dia 31 de dezembro é o momento em que as desavenças ocorridas durante ano tornam-se irrelevantes.

Apesar de ser um evento marcado no calendário católico e que dialoga diretamente com o dia 21 de setembro, instituído em 1967 pelo Papa Paulo VI como o Dia da Paz Mundial, seu significado não se restringe à religião e simboliza, de forma geral, a união entre todos os povos, por mais diferentes que sejam suas culturas. Seu intuito é propor a reflexão pelo fim das guerras entre nações e o fim de todo tipo de violência.

Este ano, o Dia da Confraternização é extra-simbólico, pois o ódio propagado no período das eleições 2022, entre posicionamentos com ideologias completamente opostas e os diversos casos de intolerância ocorridos na Copa do Mundo no Qatar, nos relembraram a importância de honrar as premissas dos direitos humanos e respeitar a liberdade de todos.

No Brasil, o dia um de janeiro foi proclamado feriado cívico nacional em 28 de outubro de 1935 pelo presidente Getúlio Vargas, de acordo com a lei N° 108, que se mantém até hoje.

FONTES:
Site Calendarr Brasil
Portal Quero Bolsa

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech