Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

A importância de doar sangue

Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue do Brasil tenham uma queda em seus estoques, já que é a temporada em que mais surgem doenças respiratórias. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue, o Movimento Eu Dou Sangue criou a campanha “Junho Vermelho”.

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Pacientes que fazem quimioterapia, por exemplo, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento.

Em Pernambuco, dados atualizados da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), apontam que seus estoques de sangue dos tipos A-, B- e O+ se encontram em estado crítico, já os tipos A+, O- e AB+ estão em estado de alerta, enquanto os estoques dos tipos B+ e AB- estão estáveis.

Para ser um doador, é necessário atender a critérios como ter entre 16 e 69 anos de idade e mais de 50 quilos. Menores de 18 anos, devem ter a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador esteja doando pela primeira vez e possua mais de 60 anos, será preciso uma avaliação aprovada por um médico. Também é importante que o doador esteja saudável e se sentindo bem.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech