Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Para promover uma conscientização coletiva sobre o grande número de casos de maus tratos à população idosa, há oito anos foi instaurado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data escolhida foi 15 de junho, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Tudo para abrir uma discussão que busca estratégias para proteger essas pessoas que estão em uma fase mais vulnerável da vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra os idosos podem ser físicas ou psicológicas, impedindo e prejudicando o desempenho de seu papel social. Em muitos casos, os agressores são familiares das vítimas, o que pode dificultar qualquer denúncia por causa da ligação emocional.  E, em defesa dos direitos desta parte da população, o Estatuto do Idoso estabelece punições a pessoas que praticam atos violentos.

No Brasil, a população idosa cresce cada vez mais. Algumas pesquisas indicam que até 2050 haverá duas vezes mais idosos que crianças no país. Para isso, é necessário que existam ferramentas para garantir um envelhecimento saudável e digno para todos.

Em casos de suspeita, deve-se conversar com o idoso para confirmar alguma situação de violência. Comunicar ao Conselho do Idoso ou Delegacia de Polícia é fundamental, pois esses órgãos são responsáveis por agir nesses contextos. É de grande importância que profissionais e familiares estejam atentos e protejam seus entes idosos.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech