Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Nacional da Imunização

Celebrado anualmente no dia 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações em dia.

A vacina ainda é o melhor método para prevenir doenças que já mataram milhões de pessoas em todo o mundo, como o sarampo, o tétano, a gripe, a caxumba, entre outras. Por isso, o Ministério da Saúde do Brasil criou o Programa Nacional de Imunizações para incentivar a vacinação no país.

O programa de vacinação do Brasil é referência mundial, pois além de fornecer as vacinas gratuitamente para a população a campanha costuma ter uma excelente cobertura. Os resultados são positivos e graças à imunização popular doenças como varíola, poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola e coqueluche foram erradicadas.

A Organização Mundial de Saúde alerta para os riscos que a não vacinação pode trazer para toda sociedade e afirma que as vacinas não causam nenhum mal, ao contrário, ao não se vacinar, o cidadão está colocando em risco a sua saúde e de toda a sociedade.

As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Ao entrar em contato com o organismo o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

Por isso, no dia nacional da imunização é preciso verificar se a sua carteira de vacinação está em dia e caso não esteja, procure o posto de saúde mais próximo para regularizar a sua imunização. A prevenção é uma maneira eficaz na garantia de uma boa saúde.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech