Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Precisamos falar sobre lúpus

Com o objetivo de conscientizar os cidadãos a respeito da importância de se manter ciente sobre os aspectos do lúpus, doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico reage contra as células do próprio indivíduo e causam danos internos, a data 10 de maio foi escolhida como o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença pode afetar um ser humano de qualquer idade, raça e sexo. No entanto, mulheres são as mais acometidas pelo mal. De acordo com o órgão, no Brasil, estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus e acredita-se que uma a cada 1.700 brasileiras conviva com a enfermidade.

O lúpus pode ser dividido em quatro tipos: discoide, sistêmico, induzido por drogas e neonatal. Ele é caracterizado como discoide quando a inflamação ocorre apenas na pele e surgem lesões avermelhadas no rosto, couro cabeludo e nuca. Já o sistêmico é a forma mais comum de manifestação e compromete diversos órgãos ou sistemas do corpo humano. O induzido por drogas, semelhante ao sistêmico, é quando drogas ou medicamentos provocam uma inflamação temporária enquanto são utilizados. Mais raro, o tipo neonatal é aquele que acomete filhos de mulheres com lúpus.

Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, pesquisas apontam que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. Portanto, pessoas que nascem sucessíveis a desenvolver o problema, em algum momento apresentam alterações imunológicas.

Os sintomas do lúpus são diversos e variam em intensidade de acordo com sua fase de atividade ou remissão, visto que é uma doença incurável e que exige um tratamento adequado. É comum que a pessoa enferma apresente sintomas como fadiga, desânimo, febre, inchaço dos gânglios, emagrecimento e falta de apetite. Seu diagnóstico é feito por definição médica.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech