Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Entendendo a história do Dia o Trabalho

No Brasil e em vários países do mundo, em 1º de maio é comemorado o “Dia do Trabalho”, também conhecido como o “Dia do Trabalhador”. Festejado e celebrado, esse feriado também é dedicado a manifestações, passeatas e eventos reivindicatórios. Tudo para uma conscientização coletiva.

A história dessa data se passa nos anos de 1886 na cidade de Chicago (EUA), conhecida como um dos maiores centros industriais da época. Nesse dia, houve uma manifestação de milhares de trabalhadores nas ruas para reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de treze para oito horas diárias. Com isso, foi decretada uma greve geral em todo aquele país, o que gerou diversos conflitos.

Em 1889, a Segunda Internacional Socialista convocou em Paris uma manifestação para reivindicar pelas oito horas de trabalho diário. A data escolhida foi o dia 1º de maio, para mostrar apoio e homenagear aqueles que lutaram pelos seus direitos. No ano seguinte, vários trabalhadores dos EUA e países da Europa desfilaram pelas ruas de suas cidades para prestar ajuda à redução da jornada de trabalho.

No Brasil, a partir de 1925, o Dia do Trabalhador foi reconhecido através de um decreto assinado pelo presidente Artur Bernardes. Em 1º de maio de 1943, foi criada a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) através do Decreto n° 5.452, por Getúlio Vargas. Durante o seu governo, eram feitas grandes manifestações e anúncios de uma nova lei trabalhista. Atualmente, alguns governos seguem esse modelo e informam o aumento do salário mínimo nessa data.

As principais centrais sindicais comemoram o dia com manifestações para reivindicar melhores condições de trabalho.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech