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Avaliação psicossocial para garantir a segurança do colaborador

 Pensando sobre a importância da segurança e da saúde dos profissionais que exercem seus trabalhos em ambientes desfavoráveis, o Ministério do Trabalho, através das Normas Regulamentadoras, exige de todas as empresas uma Avaliação Psicossocial. Essa avaliação tem como objetivo analisar aspectos físicos e clínicos do indivíduo e busca obter informações sobre o trabalhador nos diversos contextos em que está inserido, identificando os riscos e sugerindo formas de preveni-los.

Esta avaliação deve ser executada no momento da seleção do candidato e periodicamente durante o trabalho. A partir dela, serão identificados fatores que podem afetar a saúde do funcionário, estresse no trabalho, satisfação com sua atividade, organização, motivação, apoio social, entre outros.

Esse tipo de avaliação fornece alguns indicadores aos profissionais de saúde e segurança, que através desses dados podem planejar e desenvolver ações nos casos de riscos psicossociais para criar melhores condições no ambiente de trabalho.

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