Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Importância da conservação e armazenamento correto dos alimentos

Antes de chegar ao nosso prato, os alimentos passam por uma série de processamentos para garantir mais qualidade e tempo de vida do produto. A busca por técnicas que possam garantir uma boa conservação das comidas foi e continua sendo uma preocupação para o homem.

Do mesmo modo que garante a nossa nutrição e fortalece a nossa saúde, se não for bem conservado, o alimento pode trazer sérios problemas para o nosso organismo. Ao conservar a comida de maneira correta, impedimos a proliferação de bactérias e enzimas. Além disso, a conversação correta evita o desperdício, tanto em locais onde há excedente de comida por habitantes quanto onde há mais pessoas do que alimentos.  

Os dois pilares para uma conservação adequada dos alimentos são temperatura e forma de estocagem. Pensando nisso, a Trino traz dicas de como os alimentos devem ser armazenados:

Temperatura  - As baixas temperaturas inibem o crescimento de microrganismos e evitam a proliferação de bactérias e fungos no alimento, por isso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta para o cuidado com a refrigeração adequada. O ideal é que o refrigerador seja mantido a uma temperatura eficiente para a preservação de alimentos como pescados e congelados. Já os alimentos perecíveis e os cozidos quentes (acima de 60° C) devem ser refrigerados numa temperatura inferior a 5ºC, até o momento de serem servidos. Alguns produtos não necessitam de condições especiais de temperatura para a armazenagem, nesse caso, respeite as recomendações dos fabricantes.

Estocagem  - No que diz respeito ao armazenamento dos produtos, é necessário seguir as instruções que estão presentes nos rótulos, data de validade e temperatura de conservação.

Os alimentos devem ficar em um ambiente arejado e sempre limpo, em prateleiras ou armários, pois não podem estar em contato com o piso. É ideal que o ambiente onde estão armazenados os seus produtos seja ventilado e de fácil acesso, além disso, disponha os produtos de acordo com a data de fabricação, pois assim os itens de fabricação mais antiga são posicionados à frente para que possam ser consumidos antes.

A higiene da empresa, que afeta diretamente na saúde dos funcionários, é uma prioridade da Trino, por isso colaboradores e gestores trabalham juntos para garantir a segurança dos alimentos.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech