Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

12 de Dezembro - Luta contra a AIDS

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo há cerca de 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV, o vírus da AIDS. No Brasil, são aproximadamente 718 mil casos.

O Dia Internacional da Luta contra a AIDS, além de informar sobre as maneiras de prevenção, também tem o propósito de conscientizar a população e combater o preconceito e os estigmas que portadores do HIV sofrem na sociedade. Segundo o Ministério da Saúde cerca de 20% dos portadores da AIDS não sabem que tem a doença. Ou seja, esse dado mostra o quanto informação e prevenção são importantes para que mais pessoas não contraiam ou transmitam a doença.

O vírus da AIDS destrói as células brancas do organismo, responsáveis por proteger e combater doenças no corpo humano, com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias e infecções. A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do portador do vírus com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo, transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. Beijos, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmitem a doença.

A AIDS não tem cura, mas com o avanço da medicina e tecnologias, pode ser tratada com medicamentos, aumentando consideravelmente o tempo e a qualidade de vida do paciente.

Notícias

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech